O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz , decretou situação de emergência devido ao aumento de casos de Covid-19 e o surto de síndrome gripal que atinge a cidade.
Na tarde desta quarta-feira (26) a Secretaria de Saúde do Município divulgou o boletim atualizado sobre a pandemia, informando que foram registrados 335 casos nas últimas 24 horas. Não houve registro de óbito.
Atualmente Lucas está com 1.142 casos ativos do vírus, ou seja, pessoas com a doença no momento.
A alta nos casos de Covid-19 vem afetando não só a população como também os servidores da Saúde. O prefeito informou que cerca de 40 profissionais da Saúde, dos pronto-socorros e dos pronto-atendimentos, estão afastados com o vírus.
Para enfrentar o desfalque, a Prefeitura precisou mudar os atendimentos nas unidades básicas de saúde para que as equipes restantes passem a atender casos específicos em cada período do dia e possam auxiliar a população.
Em coletiva a imprensa o Prefeito de Lucas afirmou que não quer implementar restrições severas e que a gestão deve focar nas medidas básicas como uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos, indo de encontro com o decreto estadual vigente que exige apenas a obrigatoriedade do uso de máscara.