ASSISTA ENTREVISTA

“Literamúsica” oferecerá mais acesso dos jovens à cultura, estimula maestro

A partir deste sábado (14) a Orquestra Sinfônica da da Universidade Federal de Mato Grosso, regida pelo Maestro Fabrício Carvalho inicia a primeira edição do programa Literamúsica, iniciativa que procura oferecer aos jovem acesso à arte, à música, à cultura, à educação e às letras.

O Maestro Fabrício Carvalho foi o entrevistado desta sexta-feira (13) do Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan Cuiabá 94.9 FM, e revelou detalhes do novo projeto da Orquestra.

“O literamúsica tem a proposta de levar a democratizar o acesso a informação, mais precisamente à cultura. Ele sai um pouco da música e vai para a literatura, saimos das universidade, escola, biblioteca e ir para a comunidade. Queremos encontrar esse novo público jovem com outro jovens da cultura que precisam atrair o público novo. Uma provocação de quem precisa ouvir e quem precisa conhecer” disse o Maestro.

Trazendo a ideia de um programa de televisão, com a participação do público na plateia, Fabrício Carvalho conversará com escritores e músicos das cidades que fazem parte do projeto.

“Receberemos cerca de 80 pessoas como o Altas Horas (Rede Globo), Programa Livre (SBT) e Matéria Prima (TV Cultura). Transmitiremos o evento pelo Youtube, migrando as tecnologias.

Após apresentar em Cuiabá, a proposta deve percorrer Tangará da Serra, Cáceres e Sinop. Porém, Fabrício não descarta a internalização do projeto:

“Falaremos a língua de cada cidade, levando os artistas de cada região. Em 2023, queremos percorrer mais cidades do Estado e em 2024, queremos ir para a América Latina. Levando a cultura mato-grossense para Bolívia e Argentina.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI:

 

Compartilhe:

Destaques