Nos últimos dez anos, o Brasil tem testemunhado um crescimento notável no número de jovens empreendedores. De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, entre 2013 e 2023, houve um aumento de 23% no número de empresários com idades entre 18 e 29 anos.
Esses dados, extraídos do IBGE e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), destacam uma tendência crescente de jovens que buscam no empreendedorismo uma forma de aplicar seus conhecimentos acadêmicos e desenvolver habilidades práticas. Elias Gabriel, presidente executivo da Brasil Júnior, enfatiza que as empresas juniores têm sido um terreno fértil para esses jovens, oferecendo-lhes a chance de interagir diretamente com clientes e aprimorar suas capacidades de gestão e liderança.
A pesquisa também revelou que, nos últimos três meses do ano passado, os jovens empresários representavam 16,5% dos quase 30 milhões de empresários no país. A demografia desses jovens empreendedores mostra uma predominância masculina, com mais de 60%, enquanto as mulheres compõem quase 40% desse grupo.