EXPECTATIVAS CRIADAS

Lembra dele? Orkut deve voltar nos próximos dias diz fundador do site

O Orkut, a principal rede social dos anos 2000 com mais de 30 milhões de usuários brasileiros deve voltar a ativa em breve. O site oficial da plataforma foi reativado na tarde desta quarta-feira (27) com direito a uma mensagem de boas vindas do seu fundador, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten.  O anúncio do tão esperado “comeback” fez com que a extinta rede social tornasse o assunto mais comentado no Twitter despertando expectativas e curiosidades do público.

Sobre o retorno do site, o criador afirmou que está construindo algo novo, que brevemente será lançado:

“Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.

Criada em 2004, a plataforma possibilitava que seus usuários compartilhassem um pouco de sua rotina, mas de maneira diferente das atuais redes sociais, existiam ”comunidades” que uniam pessoas com o mesmo gosto e estilo, além de jogos online (novidade na época). A rede social era filiada ao Google e incialmente o principal foco dos criadores era atingir apenas o público dos Estados Unidos, mas a maioria dos usuários eram brasileiros. Por conta do sucesso no país, a sede do Orkut foi transferida da Califórnia para o Brasil.

Em 2014, a plataforma foi desligada do Google. A justificativa da empresa foi que iria focar esforços no crescimento do YouTube, do Blogger e Google. Mesmo a rede enfrentasse a perda de usuários para o Facebook, seu encerramento deixou muita gente com saudade. Como a assistente de Gabinete, Carolina Dal Magro que criou sua conta ainda em 2006:

“Eu estava na sexta série, utilizava o Orkut com muito frequência. Por ser uma novidade do mundo tecnológico, logo aderi e me joguei na rede. Nela publicava fotos, pensamentos, exposições de gostos e preferências, criações de comunidades, desenvolvia uma vida paralela a real. Fiquei triste, afinal, minha conta significava muito para minhas relações interpessoais. Foram anos nutrindo um perfil” disse a assídua internauta.

Sobre a expectativa do retorno da rede social, Carolina contou que este é um desejo antigo dela principalmente por resgatar memórias da época:

“O que mais foi difícil para mim, foi não ter mais acesso as fotos antigas, tudo foi enterrado com o encerramento dessa ferramenta. Para mim é uma possibilidade de resgatar minhas fotos, que lembram bons tempos de adolescência e da época de escola. Acho que esse desejo do retorno do Orkut nunca morreu no coração das pessoas” finaliza.

 

Anúncio do retorno

Compartilhe:

Destaques