Bandidos roubaram doses de vacina contra a covid-19 de uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) em Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá). O crime foi identificado no final desta tarde de terça-feira, 22 de junho, durante contagem das doses após o final do expediente. O furto foi registrado na delegacia de polícia pela secretária municipal de saúde, Fernanda Heldt Ventura, que concedeu entrevista ao jornal MT Agora. Cerca de 85 doses podem ter sido levadas no ato criminoso.
Para roubar o conteúdo, o bandido retirou o líquido dos frascos, o que impõe um restrito prazo de validade, já que a vacina roubada – da AstraZeneca – só dura seis horas após ser retirada do frasco. Os recipientes foram deixados para trás, o que contribuiu para a equipe de saúde detectar o extravio ao fim do dia.
A unidade funciona como polo de vacinação de pessoas com comorbidades. Durante sua entrevista ao MT Agora, ela explica que a Prefeitura destinou doses para aplicar em 240 pessoas agendadas para esta terça e quarta (23), sendo 120 pessoas em cada dia.
Segundo a gestora, assim que identificado o furto, a Polícia Militar foi acionada. A sala onde ficam as vacinas já foi isolada e a equipe de saúde já está prestando depoimento para ajudar a polícia a elucidar os fatos. Além disso, a Secretaria de Saúde também abrirá uma sindicância para investigação interna.
De acordo com Fernanda, as pessoas agendadas para tomar o imunizante contra a covid-19 não serão prejudicadas, já que o município ainda tem doses armazenadas. A secretária também afirmou que o Município irá acionar o Governo do Estado pedindo reposição das doses extraviadas, já que existe uma reserva de perda técnica.
A reportagem do Estadão Mato Grosso tentou contato com a assessoria de imprensa de Lucas do Rio Verde, mas até o fechamento desta matéria não houve sucesso ou retorno.