Há 4 décadas os suíços estudam o fenômeno da “constipação do viajante” que afeta pelo menos 14% dos viajantes que sofrem com dificuldades para evacuar durante ou após a viagem.
Essa condição, que parece atingir viajantes independentemente do destino, é caracterizada por uma dificuldade em realizar as funções intestinais normais durante a viagem. A mudança de ambiente, o estresse da viagem, a alteração na dieta e no horário das refeições, ou mesmo a desidratação podem ser alguns dos fatores que contribuem para esse problema.
Quando estamos em trânsito, muitas vezes sacrificamos as rotinas regulares de refeições e exercícios que praticamos nosso sistema digestivo funcionando corretamente. Além disso, é comum que as pessoas não bebam água suficiente durante as viagens, o que pode levar à desidratação e, consequentemente, à constipação. Acrescenta-se a isso a possibilidade de uma alimentação fora do habitual, com menos fibras e mais alimentos processados, situação que se agrava ainda mais.
Além disso, explorar os destinos é outra estratégia eficaz para prevenir a constipação durante a viagem. Para quem sofre desse mal, vale algumas dicas: fazer uma atividade física para estimular o movimento intestinal, consumir mais fibras, se hidratar e , se for preciso, fazer o uso de prebióticos naturais, um bastante utilizado é o Superfoods em pó da Mahta.
Sobre a Mahta:
A Mahta é uma empresa foodtech que utiliza como base na sua produção ingredientes provenientes de comunidades tradicionais da Amazônia e de pequenos agricultores que operam no modelo de sistemas agroflorestais, com objetivo em desenvolver alimentos focados no microbioma humano.
Imagem divulgação