Relato desesperado feito por um dos enfermeiros do Hospital São Benedito, no bairro Quilombo, em Cuiabá, demonstra a dificuldade que ainda esta sendo enfrentada para dar socorro a todos os pacientes retirados da unidade e também demonstra o sufoco passado pela equipe de profissionais que atuam no local. Veja o vídeo feito pelo enfermeiro Renato, com o rosto marcado por resíduos do incêndio.
Neste outro vídeo aparecem as pessoas sendo atendidas na calçada. As imagens são impactantes.
Segundo o diretor geral da empresa cuiabana de Saúde Pública, Paulo Ros, não houve óbito. Porém fontes do site PHDNEWS afirmam que um dos pacientes que estava internado respirando com ajuda de aparelhos sofreu duas paradas cardíacas após ser retirado do local sem o uso de um cilindro móvel com oxigênio. A primeira informação que chegou a redação dava conta de que o mesmo não havia resistido, porém o homem com identidade ainda não revelada sobreviveu.
O incêndio ocorreu noite deste domingo (15) no segundo andar do hospital São Benedito, onde fica a enfermaria. O fogo, segundo o Corpo de Bombeiros – que mobilizou 6 viaturas e 25 homens – teria começado no aparelho de ar condicionado. Sobre a manutenção do mesmo, o diretor Paulo Ros afirmou que estava em dia.
Na unidade de saúde tinham 80 pacientes, sendo que 65 deles foram transferidos para o HMC e a Santa Casa, enquanto os outros 25 aguardam nas calçadas vagas em outras unidades.
Populares que passavam pelo local relataram que viram funcionários e parentes dos doentes desesperados na rua chorando e tentando chamar socorro. “ Uma tristeza! Que todos tenham conseguido serem salvos com vida e acolhido em outros hospitais”, disse um deles que preferiu não se identificar.
ATUALIZADO 22h
Todos os pacientes já foram removidos, alguns deles encaminhados para UPAs.
Veja com exclusividade as imagens na ala que pegou fogo.