A secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso anunciou que a posicionamento do ICMBio, sobre o projeto para retaludamento do morro no Portão do Inferno foi enviada ao IBAMA no final da semana passada.
Agora é possível para os próximos dias um posicionamento do próprio IBAMA que pode autorizar, em definitivo, o início das obras.
O governador Mauro Mendes já havia cobrado o prazo estipulado, início do mês de junho, e afirmou que abandonaria o trecho para que IBAMA e ICMBio resolvessem, acaso as licenças não saíssem.
Chapada dos Guimarães sentiu muito, economicamente, o problema de acesso a cidade com pousadas e outros comerciantes reclamado providências pela diminuição de turismo, tanto interno como externo, e o excessivo alongamento em distancia para caminhões que abastecem o município e ônibus que também foram impedidos de trafegar pelo local.
Nesta segunda feira o governo publicou decreto prorrogando por mias 180 dias a situação de emergência no Portão do inferno, levando em consideração a possibilidade de descolamento de blocos e deslizamentos de material do paredão rochoso. O decreto tem data de início em 11 de junho.