Segundo o IBGE, em todo o Brasil existem quase 12 milhões de desempregados, desse total cerca de 3,4 milhões há mais de dois anos sem trabalho formal. Aproveitando da fragilidade e vulnerabilidade dessas pessoas, criminosos estão aplicando golpes envolvendo ofertas de emprego com salários altos em todo o país, fazendo milhares de vítimas a todo instante.
Por anúncio de uma mensagens SMS, pelo WhatsApp e Facebook, os golpistas oferecem as vagas de emprego. Utilizando nomes de multinacionais no setor varejista, os mesmos se apresentam como gestores que estão realizando um recrutamento. Juntamente a mensagem, os criminosos enviam um link onde pedem para que o candidato se inscreva para garantir a vaga.
Ao acessar o link, o usuário é levado para um formulário onde pede que a vítima forneça os dados pessoais como nome completo, CPF e filiação. É a partir daí que os documentos oficiais das vítimas são usados para a falsificação de documentos, realização de empréstimos, financiamentos fraudulentos ou até mesmo abrir empresas.
O site PHD News conversou com o Delegado Ruy Guilherme Peral, do núcleo da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Civil que explicou qual procedimento deve ser feito para evitar o golpe, ou até mesmo, pós golpe.
ALERTA:
“A Polícia Civil orienta à todas as pessoas que essas ofertas de trabalho trata-se de um golpe aplicado por criminosos, ressaltamos que os cidadãos tenham cuidado ao receber a mensagem para que não inicie a conversa com estes criminosos, não forneça nenhum dado pessoal e não cliquem em links fraudulentos. Uma vez que a pessoa clique no link, ela permite a instalação de vírus no celular ou computador que posteriormente pode estar roubando todos os dados do aparelho” ressalta Ruy.
ANTIVÍRUS:
É extremamente importante a presença de antivírus baixados pelo celular, esses aplicativos conseguem detectar e avisam se um link perigoso é enviado a você.
FIQUE ATENTO:
Dificilmente empresas utilizam WhatsApp para efetuar contratações. Redobre a atenção quando receber uma vaga pelo app de mensagem, mesmo que tenha sido enviada por amigos ou familiares. Eles podem ter compartilhado a mensagem sem saber exatamente do que se trata. Desconfie também se a empresa exigir que o anúncio seja compartilhado. É uma forma de usar o seu nome para espalhar o golpe entre seus conhecidos.
A gerente administrativa Ruth Soares relatou receber as “falsas vagas” em seu telefone, mas não acreditou no golpe:
“Eu desconfiei primeiramente da oportunidade, muito chamativa e pelo WhatsApp, muito fácil o acesso. E nem me candidatei para vagas de empregos. Nem dei atenção e ignorei” disse.
DENÚNCIA:
Caso você tenha sofrido algum golpe seja ele na falsificação de documentos ou financeiros, a Polícia Civil recomenda que a população busque uma delegacia próxima para realizar o Boletim de Ocorrência para que todas as medidas necessárias sejam tomadas.