O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública para as cidades de Aripuanã, Colniza e Nova Maringá, no estado de Mato Grosso. A medida, estabelecida pela Portaria MJSP nº 773, de 17 de setembro, tem como objetivo intensificar o combate a incêndios florestais e prestar apoio em ações de polícia judiciária e perícia forense, visando garantir a ordem pública e proteger a população e o patrimônio nessas regiões.
Leia mais: Bandido morre em confronto com policiais durante cumprimento de mandado
O emprego da Força Nacional nas cidades de Mato Grosso faz parte de uma operação mais ampla que abrange municípios de outros cinco estados da Amazônia Legal. Em Aripuanã, Colniza e Nova Maringá, regiões fortemente afetadas pelo desmatamento e queimadas, as equipes da Força Nacional atuarão em conjunto com as Polícias Civis dos Estados e com a Polícia Federal, para investigar as causas dos incêndios florestais, especialmente aqueles provocados por ação humana.
As ações serão conduzidas de forma planejada e coordenada por um período inicial de 90 dias, com a possibilidade de extensão. Além de combater incêndios, os agentes especializados da Força Nacional também prestarão apoio técnico-científico, contribuindo para investigações criminais e reforçando as iniciativas de preservação ambiental em uma das áreas mais sensíveis à devastação ambiental no Brasil.