CONFIRA ENTREVISTA

Fome, sede e perda de peso podem ser sinais de diabetes

Diabetes é uma doença silênciosa, mas que requer atenção. Com sintomas “simples”, se não tratada a doença pode fazer com que o paciente passe a depender de medicamentos controlados e até mesmo a amputação dos pés. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan Cuiabá, o clínico-geral Marcelo Sandrim explicou um pouco sobre o que é a diabete e os tratamentos.

A doença é uma doença metabólica que é caracterizada pela alta quantidade de glicose no sangue. O paciente diabético deve realizar tratamento para manter os níveis glicêmicos em patamares considerados seguros e evitar uma descompensação da doença. Quando fora de controle, o problema pode causar complicações em órgãos, como os rins e os olhos. Dois dos sintomas do diabetes que podem passar despercidos são a fome e sede exageradas, consequências do esforço do organismo para eliminar o excesso de açúcar, como explica Marcelo.

“Três sintomas simples, a sede e fome inexplicada e perda de peso. Se a pessoa estiver emagrecendo e não sabe porque, mas tá comendo demais e muita urina precisa fazer o teste de diagnóstico. Pois isso explica a perca da glicose ” afirmou.

Nesse momento, é o rim que entra em ação. O corpo tenta eliminar o açúcar por meio do rim. O paciente urina muito, desidrata e tem muita sede. O corpo, então, sente mais fome para que o indivíduo se alimente e supra suas necessidades.

Vale ressaltar que a sede e a fome em excesso não são sintomas exclusivos do diabetes. Isoladamente, podem aparecer em outras doenças. Mas quando o médico faz uma análise do paciente, associando os outros sintomas, levanta-se logo a possibilidade de se tratar de um indivíduo diabético e, por isso, esses sinais são considerados clássicos para a doença.

Confira a entrevista:

 

Compartilhe:

Destaques