FREE SHOP

Flávia Moretti quer compensação do estado

 

A decisão do governador Mauro Mendes em liberar Free Shop em Cáceres foi recebida com festa pela cidade e toda a região, que terá incremento de vulto na atividade comercial.

Porém, na mesma medida em que proporcionará o crescimento e desenvolvimento daquela região, outras cidades serão afetadas com a implantação.

O Clube de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) já manifestou preocupação e prevê uma migração de comerciantes e consumidores, causando esfriamento na atividade.

Aumento e diminuição do comércio têm reflexo imediato na arrecadação dos municípios envolvidos.

Em entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan Cuiabá, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, reclamou da medida.

Segundo a Prefeita, o cálculo na divisão do Fundo de Participação dos Municípios já prejudica muito sua cidade, que leva em conta fatores como saneamento básico e outros itens que fazem com que Várzea Grande seja o segundo município no volume de ICMS arrecadado e repassado ao estado, mas que na divisão dos 25% do FPM, dinheiro que retorna aos municípios, a cidade não passa da sétima colocação em volume recebido (em 2024 foi o 3º).

Flavia Moretti disse que a arrecadação do segundo município mais populoso do estado não pode sofrer essa redução e sugeriu que o governo de Mato Grosso faça uma compensação financeira, para diminuir os impactos negativos que a cidade vai sofrer com a abertura da zona livre de impostos, que vai atrair empresários e consumidores por conta da redução nos preços.

Confira a entrevista a partir do minuto 43.

Compartilhe:

Destaques