DENTRO DA BARRIGA

Feto de 25 semanas passa por cirurgia rara em Cuiabá

A cirurgia de mielomeningocele foi realizada no hospital Júlio Muller por equipe médica Cuiabana acompanhada por especialista renomado de São Paulo.

Equipe médica de Cuiabá, liderada pelo Dr Anselmo Verlangieri Carmo, especialista em ultrassonografia obstétrica, com acompanhamento do renomado neurocirurgião infantil, Sergio Cavalheiro, de São Paulo, realizou uma cirurgia rara no dia 25 de agosto, no hospital universitário Júlio Muller, aqui na Capital.

Um feto de 25 semanas com mielomeningocele passou por cirurgia intrauterina, ou seja, dentro do útero da mãe, para correção de malformação da medula espinhal que pode causar problemas neurológicos e motores.

A cirurgia de mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida, é benéfica para a qualidade de vida da criança, pois quanto antes for realizada, menores serão os danos neurológicos e maiores as chances de uma vida independente.

“Com o procedimento, diminuímos a chance de ter que drenar o cérebro e nem corrigir a coluna novamente depois que nasce”, explicou Dr Anselmo ao afirmar que espera uma melhora significativa da questão neuropsicomotora.

A mãe e filha, moradoras de Nova Mutum, passam bem. A equipe médica cuiabana, juntamente com a mãe, custearam o procedimento que custa em torno de 200 mil reais.

“Esse foi o primeiro de um projeto que pretende abranger a todos, principalmente, pelo SUS. Precisaremos de suporte público para que isso aconteça”, finalizou Dr Anselmo, que é um dos idealizadores.

Compartilhe:

Destaques