Na bronca com o Governo do Estado pelo atraso no pagamento de praticamente R$ 260 milhões em emendas parlamentares e o prazo curto para inícios de obras por conta das eleições, os deputados estaduais vão se reunir nesta quarta-feira (27.04) com o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo. A reunião está prevista para acontecer na Assembleia Legislativa, durante o Colégio de Líderes.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, afirmou que é preciso que o Governo acelere a liberação desses recursos. “E que aconteça tudo até final de maio, senão não dá tempo da prefeitura começar e o recurso corre o risco de ficar inviabilizado. Esse ano não foi pago praticamente nada”, declarou Botelho.
Como é ano de eleição, a legislação permite que obras sejam iniciadas até o mês de junho. Conforme Botelho, isso não configura abuso de poder. “Ninguém vai fazer obras particulares, são obras públicas, assim como está vindo emendas do Governo Federal. Não tem nenhum perigo de haver desvios com relação a isso e, se tiver, o Ministério Público e as pessoas devem denunciar”, afirmou o presidente da Casa de Leis.
As emendas parlamentares são a parte do orçamento público cuja aplicação é feita pelo Governo do Estado e indicadas pelos deputados estaduais.
SAÚDE – Outra pauta da reunião é alguns questionamentos sobre a situação da saúde em Mato Grosso. “Pedi para que o Rogério viesse junto com a secretária de Saúde, Kelluby de Oliveira, nessa reunião ampliada”, concluiu Botelho.