Na semana da mulher o PHDNEWS dá sequencia ao ESPECIAL MULHER com um chamado a importância dos exames de rotina para previnir ou tratar doenças na fase inicial.
Levantamento realizado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia aponta que 20% das brasileiras não vão ao ginecologista com frequência. Vamos ver os violões e o que fazer para prevenir ou tratar:
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
A eficácia comprovada de medidas de intervenção, como a vacinação contra os tipos mais oncogênicos do papilomavírus humano (HPV) e o rastreamento com exame de Papanicolau, tornam o câncer do colo do útero o primeiro tipo de câncer a ser eliminado.
HPV O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. A vacinação contra a doença é um dos grandes aliados para o controle dela. Ela pode ser identificada por exame de sangue.
ENDOMETRIOSE
A endometriose é uma doença que, embora benigna, impacta diretamente na qualidade de vida das pacientes. Ela ocorre quando o tecido que reveste o interior do útero (endométrio), cresce fora. Geralmente são diagnosticadas através do exame pélvico, ultrassom ou laparoscopia. Os sintomas mais comuns são dor pélvica, principalmente durante período menstrual, dor durante a atividade sexual, sangramento vaginal anormal e infertilidade.