ESTOQUE BAIXO

“É uma luta diária” diz Diretora Geral do Hemocentro

O principal banco de sangue do Estado, o Hemocentro, está com um estoque de sangue crítico. Em entrevista à Rádio Jovem Pan Cuiabá, no Jornal da Manhã, a Diretora Geral do Hemocentro, Gian Carla, convocou doadores de sangue para comparecerem no banco de sangue público.

Por atender todo o Estado, o estoque de sangue está em um nível crítico e preocupante, como não visto há alguns anos. E visando reverter esse jogo, o órgão vem desenvolvendo campanhas cada vez mais próximas dos desejados doares de sangue na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue.

“É uma luta diária, nós estamos vindo de estoques em ascenção em 2018 e 2019 de doadores regalarizados, que são aqueles que sempre doam mais de uma vez no ano. Homens de 2 em 2 meses e mulheres de 3 em 3. Por conta da pandemia deu uma diminuição no número desses doadores. Isso impacta no estoque para atender os 141 munícipios em Mato Grosso” disse Gian.

De acordo com Gian, a situação é preocupante por conta do aumento de leitos e cirurgia eleitivas há uma necessidade de um uso maior de sangue. Em estado crítico, estão os tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-. Em estado de alerta, estão os tipos B-, AB+, A+ e B-.

A fim de evitar aglomeração na unidade, as doações devem ser agendadas por meio deste link. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Confira entrevista:

Compartilhe:

Destaques