As redes sociais estão presentes na rotina de todos nós, às vezes pode ser a primeira e última coisa que se faz no dia.
De fato é algo viciante e há respostas científicas sobre esta questão, funcionam como caça-níqueis em nosso cérebros causando a sensação de que irá ser recompensado a qualquer instante, atraindo a atenção pelas luzes e sons compartilhados, de acordo com David Greenfield, que é psicólogo.
Porém os jovens são mais suscetíveis para a dependência, o cérebro ainda não está totalmente formado como o dos adultos, e é mais facilmente dependente desses impulsos. Ainda mais quando todos em sua volta também estão conectados, facilitando a socialização.
E você sabe quando está no momento em dar uma pausa nessa dependência?
Ao perguntar para pessoas diferentes, mas com uma faixa etária parecida, sobre Detox das Redes Sociais, tivemos respostas muito compatíveis uma da outra.
Qual foi o motivo que fez você decidir que iria dar um tempo das redes?
Mariana Santos de Freitas, 21 anos: Me sentia muito insegura e estava passando tempo demais no celular.
Roberta Lautert, 20 anos: O principal motivo foi o excesso de tempo que eu estava passando no celular, o que me fazia negligenciar tarefas importantes do dia a dia e acumular trabalhos da escola.
Gabriel Henrique Freitas Barbosa, 21 anos: Perdia um tempo desnecessário em coisas que não valiam a pena, os vídeos curtos principalmente. Aquilo consome seu tempo de um forma tão sutil e imperceptível, que quando você vê, já se passou mais de hora com o celular na mão.
Anna Carolina Moura Magalhães, 18 anos: Parei pois eu era muito viciada e percebi que aumentava minha ansiedade.
Fez detox de todas as redes ou só algumas?
Mariana Santos de Freitas, 21 anos: Apenas twitter.
Roberta Lautert, 20 anos: Fiz um detox completo de todas as redes que eu usava, incluindo Instagram, Twitter e TikTok.
Gabriel Henrique Freitas Barbosa, 21 anos: Foram só duas, querendo ou não nos dias de hoje se abster completamente do mundo e algo prejudicial a você mesmo, contato com a família, amigos e trabalho, se tornaram impossíveis quase sem o uso da rede social.
Anna Carolina Moura Magalhães, 18 anos: Quando eu fiz foi do twitter e do tiktok.
Quais foram as diferenças no seu comportamento e rotina que notou ao dar esse tempo?
Mariana Santos de Freitas, 21 anos: Aumento na vontade de ler, aumento na produtividade, diminuição na insegurança.
Roberta Lautert, 20 anos: Durante esse período, me senti mais produtiva e motivada a cultivar novos hobbies. Percebi que minha mente desacelerou, e comecei a valorizar mais as coisas da vida real, fora do ambiente virtual.
Gabriel Henrique Freitas Barbosa, 21 anos: Eu comecei a ter mais tempo para as coisas que eu abria de mão. Meu nome era mais leve, porque com a rede social a gente sempre olha antes de dormir para ver se tem alguma notícia ou acontecimento, ou se aquele fulano(a) postou um foto, um story, um reels, um tiktok, sem as redes o sono vinha naturalmente, a liberdade de viver e não ter que postar, hoje e o auge do que uma pessoa pode sentir na era da rede social.
Anna Carolina Moura Magalhães, 18 anos: Deu uma diferença não só na ansiedade como tb na rotina, nesses meses sem twitter e com o tiktok nem sentia falta,
A partir das respostas, é visível que dar um tempo nas redes traz benefícios, diminui ansiedade, comparação e procrastinação. Trazendo um alívio e aumentando a produtividade, que antes faltava pois o tempo era ocupado com os apps.