QUARTA ONDA

Decreto suspende aulas presenciais e volta com toque de recolher

Cidades de Mato Grosso estão preocupadas com a quarta onda que assola o Estado. Na última terça-feira (05), o prefeito de Rondolândia (1.064 km de Cuiabá), José Guedes de Souza, decretou quarentena coletiva obrigatória em todo a cidade. O decreto passou a valer desde ontem.

Classificado como risco alto de contágio, fica proibida a circulação de pessoas no munícipio, permitido a circulação apenas para acesso e prestação de serviços essenciais.

O toque de recolher inicia às 20h e encerra as 5h, nos dias úteis, e das 16h às 5h em finais de semana e feriado.

A restrição não será aplicada a unidades de saúde, clínicas veterinárias, funerárias, serviços de segurança e de transporte, delivery, postos de combustíveis, coleta de lixo, e fornecimento de energia, água e esgoto. O decreto, publicado no Diário Oficial dos Municípios, determina a suspensão das aulas presenciais.

Professores poderão acessar os espaços escolares para gravação das aulas, que deverão continuar no modo remoto. As atividades econômicas estão com funcionamento estipulado apenas em horário comercial, das 8h às 18h, de segunda à sexta, e até às 12h do sábado.

Essa limitação não se aplica às farmácias e postos de combustíveis. Mercados poderão funcionar de segunda a Sábado, das 7h às 19h e aos domingos, das 8h às 12h

Já as distribuidoras poderão funcionar das 8h às 18h durante a semana e até às 12h aos sábados. O “funcionamento está proibido aos domingos e feriados.

decreto também atinge as academias, que poderão funcionar das Sh às 19h, apenas durante em dias úteis, Bares e restaurantes, por sua vez, poderão funcionar de segunda a domingo, das Sh às 19h, sendo proíbido o funcionamento aos feriados. Já as padarias poderão iniciar o expediente de segunda à sexta, das Sh às 19h, e das Sh às 12h aos finais de semana.

Para a realização de celebrações religiosas foi estipulado o limite de 30% da capacidade dos templos.

Shows, espetáculos, boates, cinemas, museus, campos e quadras estão com as atividades suspensas.

Rondolândia possui uma população estimada em 4.001 habitantes e já teve 599 casos confirmados de covid-
19. Desde o início da pandemia, cinco pessoas morreram em decorrência da doença.

Compartilhe:

Destaques