A partir desta terça-feira (19), Cuiabá sofrerá desabastecimento do imunizante BCG, a vacina aplicada nos primeiros dias de vida do bebê e que protege contra a Tuberculose.
A falta do imunizante é de alcance nacional, no final de abril, o Ministério da Saúde enviou um comunicado aos estados para racionarem o imunizante porque a fábrica nacional da vacina está interditada. Com isso, o repasse de doses repassadas a cada estado por mês havia abaixado de 1,2 milhões para 500 mil.
“O fornecimento da vacina BCG diminuirá nos próximos meses por questões logísticas e de importação do Ministério da Saúde, já que a produção brasileira do imunizante está suspensa. Isso porque a única fábrica nacional está interditada em função do não cumprimento de exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, disse a nota.
É esperado que a entrega das doses seja retomada apenas em setembro, em razão
Foi informado à SMS que, tão logo a situação do estoque nacional da vacina BCG seja regularizada, a Rede de Frio retomará a distribuição do imunizante, conforme a necessidade da rede municipal e um novo cronograma será divulgado.

