LUTO SERTANEJO

Cuiabá embarga a voz, morre João Carreiro

 

Morreu ontem em Campo Grande o cuiabano João Sergio Batista Correa Filho, 41 anos, conhecido em todo o Brasil como João Carreiro, da dupla João Carreiro e Capataz.

O nome artístico foi escolhido em homenagem ao seu ídolo Tião Carreiro.

A parceria com Capataz se iniciou em no final da década de 1990. Quem assistiu o início via dois fãs de moda de viola imitando seus ídolos.

Mais que afinação e com pouca técnica de canto, o trunfo foi a composição. João começou a compor e alcançar sucesso regional tocando nas rádios locais.

Veio o amadurecimento artístico e os palcos do Brasil ganharam uma nova dupla, com um som inovador, misturando viola, guitarra e uma batida diferente no sertanejo, o que fixou o nome da dupla no sertanejo nacional em 2009 com o CD “Os Brutos do Sertanejo”.

A música “Bruto, Rústico e Sistemático” fez parte da novela Paraíso e “Xique Bacanizado” da novela Araguaia, ambas da Rede Globo.

Vieram turnês de grande sucesso de público no país.

Em 2014 veio a separação. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e uma depressão atingiram João no movimento ascendente da dupla e levou Capataz a um novo parceiro, hoje canta com Carreiro, e João a um tratamento e gravações gospel.

Sua mudança para Campo Grande durante o tratamento bem sucedido lhe trouxe nova inspiração e ele voltou a cantar e compor.

Compôs e Cantou musica com Sergio e Reis e no ano passado emplacou o sucesso “O Bagulho é Louco”, novamente com uma mistura de ritmos, com funk e viola.

Ao buscar corrigir um problema em uma das válvulas do coração, que poderia tirá-lo de sua profissão e paixão, os palcos, teve complicações no pós-operatório e veio a óbito.

Em Campo Grande o adeus foi na Câmara Municipal com seu chapéu, que se tornou marca, sobre seu Caixão. Em Cuiabá o adeus será no Ginásio Aecim Tocantins.

João Carreiro contou que seu chapéu não foi algo pensado, foi improvisado. Em uma de suas primeiras apresentações fora de Cuiabá, de última hora resolveu incrementar o visual e pediu para alguém comprar um chapéu nas imediações do hotel em que estavam, gostou do modelo e passou a repeti-lo em seus shows.

E assim, também de improviso, fora do combinado, de última hora aceitou convite para uma roda de viola com parceiros celestes.

Vá em paz João, por aqui vamos ouvindo o que você gravou em mídia e em corações.

 

Compartilhe:

Destaques