IMUNIZAÇÃO

Cuiabá abre cadastro para mães que amamentam

Depois de ser aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB/MT) no último dia 11 de junho, a Prefeitura de Cuiabá abriu cadastro na campanha Vacina Cuiabá para lactantes de bebês de até 1 ano nesta terça-feira, 22 de junho. Elas devem levar a cópia da certidão de nascimento da criança, que ficará retida com os demais documentos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ideia é ampliar o cadastro para agilizar a vacinação contra a covid-19 no município. O plano é que a campanha de vacinação trabalhe com um cadastro bem amplo, para que todos os polos de vacinação sejam utilizados em sua totalidade.

A mamãe de primeira viagem Brenda Closs não via a hora de chegar sua vez de fazer o agendamento. Para ela, a vacinação é sinal de proteção para seu pequeno Otávio, de apenas 9 meses de vida.

“Estava ansiosa por este dia. Todo dia atualizava o site da vacinação para saber se lactantes tinham entrado no grupo. Estou muito feliz por me imunizar e principalmente, imunizar meu filho. Agora é torcer que chegue a hora de mais pessoas e em breve isso tudo passe”, disse.

Para se cadastrar, é necessário entrar no site e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.

No dia da vacinação, as lactantes devem levar o QR Code impresso e comprovante de endereço. Todos também devem estar com o Cartão SUS atualizado em Cuiabá. As cópias dos documentos ficarão retidos no local da vacinação, à disposição dos órgãos de controle e de verificação.

“Recebemos uma porcentagem da vacina Coronavac para a primeira dose das lactantes, por isso estamos abrindo o cadastro desse público, que também já começará a ser agendado. Aquelas que não forem chamadas neste agendamento, podem ficar tranquilas, pois serão chamadas nos próximos, à medida que recebermos mais doses para elas”, disse Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha de vacinação.

Compartilhe:

Destaques