Foto Divulgação
O mercado econômico anda cada vez pior para os empresários no Brasil, prova disso esta no aumento no número de pedidos de recuperação judicial registrado no primeiro semestre deste ano que praticamente dobrou se comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo o Indicador elaborado pela Serasa Experian, foram registrados 593 pedidos de recuperação judicial nos 6 primeiros meses do ano de 2023, enquanto no primeiro semestre de 2022 foram 390 requerimentos.
Em meio as esses pedidos, estão os casos mais emblemáticos, como a Lojas Americanas, o Grupo Petrópolis, a Light, a Oi, a Raiola, a Nexpre e a Avibras
Já pedidos de falência entre janeiro e junho deste ano somam o total de 546, correspondente a 36% a mais que o mesmo período do ano passado.
Mesmo sendo um mecanismo legal , o crescente número de solicitações indica que empresas estão enfrentando uma situação crítica em suas finanças, o que abala ainda mais a economia no país. E com isso, consequentemente, aumentou a inadimplência por parte das empresas que totalizou R$ 6,48 milhões em maio.
Para especialistas em Direito Empresarial, a crise econômica motivada pela pandemia da Covid-19, retração do PIB, alta taxa de juros e a inflação levaram a esse crescimento negativo.