O comércio de Cuiabá poderá funcionar normalmente amanhã e em outros dias de jogos da seleção brasileira, pelo menos é isso que a Câmara de Dirigentes Logisticos (CDL Cuiabá) informou. De acordo com a instituição, os dias de jogos não são feriados e caberá ao patrão a liberação de cada funcionário.
Em um comunicado enviado pela assessoria jurídica da CDL, a instituição explicou que os dias de jogos do Brasil, na Copa do Mundo, é dia normal de trabalho, portanto, o empregador não possui obrigação legal de dispensar seus empregados durante os jogos. Ou seja, as lojas devem funcionar normalmente.
A liberação dos empregados para assistirem os jogos do Brasil na Copa é uma mera liberalidade do empregador. Caso o empregador decida não afetar a rotina de trabalho, a jornada terá que ser cumprida normalmente.
Assim, faltas injustificadas poderão ser descontadas e ainda, o empregador poderá penalizar o empregado faltoso nos moldes da legislação vigente. O empregador pode, frisa-se, por mera liberalidade, dispensar os empregados no dia dos jogos, sem haver qualquer prejuízo no pagamento dos salários. Assim, pode dispensar mais cedo nos dias de jogos da seleção e trabalhar até mais tarde em outro dia, por exemplo.