Com o processo seletivo realizado em setembro, no qual mais de 8 mil pessoas se inscreveram para o provimento de 28 cargos de apoio administrativo da Defensoria Pública de Mato Grosso, com a nomeação dos aprovados o órgão espera expandir o número de comarcas no Estado. De acordo com o o defensor público-geral de Mato Grosso, Clodoaldo Queiroz, de 65 comarcas municipais passariam para 78.
A confirmação foi feita pelo procurador na manhã dessa segunda-feira (17), no Jorna da Manhã Cuiabá, da Rádio Jovem Pan. Queiroz explica que a ausência das comarcas nas cidades faz com que a população fique desassistidas pelo poder público.
“Em processos civis ela não consegue entrar com o processo. E se ela for a ré poderá perder a ação. Desde 1999 temos essa luta para a expansão, mostrando para os poderes a importância da expansão. Em 2019, tínhamos 38 comarcas, hoje em 64. Só não expandimos mais por falta de profissionais, mas estamos com o processo seletivo em aberto. Deve finalizar em julho do ano que vem, quando nomearemos os aprovados passando de 65 para 78.” disse Queiroz.
Além da expansão de comarcas, Queiroz comemorou a digitalização dos processos. Agora automaticamente, os defensores já possuem outro prazo para responderem e assim não “perder de vista” os julgamentos.
“A quantidade de processos é grande, para um efetivo pequeno. Continuamos com a sobrecarga mas damos conta. Agora através de um sistema único temos acessos aos processos”.
De acordo com o defensor, as maiores demandas da Defensoria vem da vara da família. Por envolver divórcios, óbitos e separação.
O concurso:
No último dia 25, mais de 8 mil candidatos realizaram as provas do concurso público para provimento de 28 cargos de apoio administrativo da Defensoria Pública de Mato Grosso – nove vagas de técnico administrativo (nível médio), 18 vagas para analista de sistemas e uma vaga para controlador interno (nível superior), além da formação do cadastro de reserva para diversos cargos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do concurso, 14.036 candidatos se inscreveram para o certame, sendo que 4.271 se ausentaram no período da manhã, quando foram aplicadas as provas para os cargos de nível médio, e 1.621 à tarde, período das provas de nível superior, perfazendo 5.892 faltosos, cerca de 42% do total de inscritos.
Com isso, 8.144 candidatos efetivamente realizaram as provas. O gabarito preliminar das provas, assim como o caderno de questões, já estão disponíveis no site do IBFC.
Confira a entrevista: