EMOCIONANTE

Cinema brasileiro entra para história com a conquista do 1º Oscar

Imagem divulgação

O filme “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles entrou para história conquistando uma das principais categorias da grande noite do cinema, superando produções da França, Irã, Irlanda e Letônia, ao levar a estatueta de melhor filme internacional.

A premiação do Oscar 2025 acontece neste domingo (02), em Los Angeles, nos EUA. O diretor brasileiro recebeu o troféu das mãos da atriz espanhola Penelope Cruz. O filme premiado superou o iraniano “A Semente do Fruto Sagrado”, o francês “Emilia Pérez”, a animação letã “Flow” e o dinamarquês “A Garota da Agulha”.

O FILME

Ainda Estou Aqui” conta a história de Eunice Paiva, mãe de 5 filhos que precisa lidar com o desaparecimento de seu marido, o engenheiro Rubens Paiva, arrancado de casa e assassinado pela ditadura militar. O filme é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens.

O OSCAR

É o primeiro filme brasileiro a conquistar a categoria, mas não o primeiro vencedor falado em português. No Oscar de 1960, o filme “Orfeu Negro”, que é uma coprodução entre Brasil, França e Itália, rodada no Rio de Janeiro, venceu como melhor filme internacional. O filme, porém, representou a França na premiação, que levou a estatueta para casa.

O Brasil ainda concorre nas categorias Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

Compartilhe:

Destaques