VEJA ENTREVISTA

“Cerca de 70% dos crimes são praticados por reincidentes” diz Presidente da Comissão de Penal da OAB

Em entrevista ao Jornal da Manhã Cuiabá na Jovem Pan Cuiabá (94.9 FM) nesta segunda-feira (09), o Presidente da Comissão de Penal da OAB-MT, Leonardo Bernazolli, falou sobre as pendências no processo de ressocialização dos penitenciários do Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Referente ao processo de inserção destes na sociedade para que não volte para o mundo do crime tornando-se estatística.

“Temos estudos da Segurança Pública que mostram que quase 68/70% dos crimes cometidos na sociedades são praticados por reincidentes, nós temos claro que a política do encarceramento não funciona”.

Para Leonardo além de zelar pelo cumprimento da pena, o Estado deve trabalhar o processo de ressocialização de cada individuo, sugerindo que haja serviço e estudo nas penitenciárias para servir de estímulo para que o reeducando tenha uma segunda chance:

“Está previsto desde 1940, no Código Penal, tem que punir pela conduta correta, trabalhar na educação. Oferecendo estudos e trabalho para a gente tirar de lá a pessoa que errou, e na segunda vez ele não retorne”.

Ainda em entrevista, Leonardo elogiou o setor de Segurança Pública enquanto gestão. O presidente ressaltou que todo o sistema passou por uma intensa estruturação desde os agentes penais quanto a estruturas das penitenciárias.

“As condições humanas ajudam o sistema diminuir a quantidade de sinistros nas unidades, os investimentos e estudos de criminalidade diminuíram o crime organizado”.

Confira a entrevista aqui:

https://youtu.be/ZTzECDo_rjg

Compartilhe:

Destaques