O servidor público e pai de gêmeos de 7 anos, que estão dentro do espectro autista, Jairo dos Santos Castro, de 41 anos, fez um vídeo na última terça-feira (05.04) clamando ajuda das autoridades sobre o fato da unidade Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) do Coxipó estar sem psiquiatra infantil há nove meses.
“Em junho de 2021 eu liguei no Ministério Público (MP) comunicando que o Capsi do Coxipó não tinha psiquiatra infantil. Já são 5 de abril de 2022 e até hoje, mais de nove meses, ainda não temem psiquiatra infantil”, declara no vídeo gravado em frente à unidade.
Segundo Jairo, a falta do profissional dificulta muito atendimento da criança dentro do espectro autista em Mato Grosso. “Estou aqui pedindo a nossos três senadores, oito deputados federais, 24 deputados estaduais, ao MP e até para o nosso governador, talvez não esteja sabendo, que no Capsi do Coxipó está sem psiquiatra infantil. Mauro Mendes se puder nos ajudar, agradecemos o senhor”, pede Jairo.
Jairo explica no vídeo que, sem o psiquiatra, fica muito difícil manter o tratamento, pois muitas crianças que têm autismo precisam tomar remédio para regular e melhor responder as terapias. “Sem o psiquiatra fica difícil. Aqui falta espaço físico, não tem uma rede terapêutica”, finaliza.
A equipe do PHD News tentou entrar em contato direto com a unidade na tarde desta quinta-feira (07.04), por meio de telefone disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Saúde, mas não obteve êxito.