https://www.setasc.mt.gov.br/

VEJA ENTREVISTA

Câncer de mama pode ser contraído por maus hábitos alimentares

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, somente no ano passado foram registrados 66.280 casos.

Em entrevista ao Jornal da Manhã Cuiabá, da Rádio Jovem Pan, o oncologista Luciano Florisbelo, explicou que hoje em dia é mais comum pessoas contraírem a doença por maus hábitos de vida, como alimentação e sedentarismo, do que fatores genéticos.

É importante salientar que o câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são: obesidade e sobrepeso, inatividade física, inatividade física, exposição frequente a radiações, exames diagnósticos e tabagismo:

“A gente pode desenvolver o câncer de duas formas, uma delas é o fator genético que está ligado a apenas 20% dos casos e 80% dos hábitos de vida […] Um fator de risco é a idade, o câncer está relacionado aos hábitos de vida, um conjunto de situações que nosso organismo sofre durante o dia a dia que enfraquece nossas células que fazem esse combate. Se você tem hábitos saudáveis tem menos chances de contrair a doença”. Reforçou.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer. Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

Confira a entrevista:

 

Compartilhe:

Destaques