Quem resiste ao cheirinho do café de manhãzinha ou no meio da tarde? Considerado o “combustível” diário dos brasileiros, o consumo em excesso da bebida pode reduzir a testosterona em homens e produzir estrogênio (hormônio feminino) nos mesmo.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan Cuiabá 94.9 FM, a especialista em emagrecimento, longevidade e reposição hormonal, Samara Gonçalves, revelou que o consumo diário acima de 4 xícaras, pode reduzir o testosterona, hormônio que atua diretamente em diversas ações do corpo masculino, tais como testículos e próstata, crescimento de pelos, aprofundamento da voz e entre outros.
“A pessoa quando ela passa a consumir muito o café, é um sinal de que ela está cansada e necessita de estimulantes. O uso desregulado dele pode se converter em estrogênio, homens que consomem muito o café tem uma tendência a reduzir os testosteronas e aumento do estrogênio”.
Conforme estudos, a testosterona baixa afeta de forma leve ou moderada cerca de 25% dos homens. A baixa produção de hormônios de testosterona, pode causar transtornos psicológicos, sexuais e físicas. Gerando um desequilíbrio hormonal prejudicando a saúde e acabando com o bem-estar. Porém, nem tudo está perdido. A especialista explica que é possível realizar a reposição hormonal.
A reposição de testosterona, não possui um valor elevado e varia de caso para caso, existem
reposições de produtos que aplicam na pele ou capsulas […] nem sempre será necessário tomar o hormônio, uma qualidade melhor do sono, a prática de exercícios, uma alimentação menos rica em açúcar auxilia a reposição”.
Assista a entrevista na integra aqui: