Três bares noturnos foram autuados na noite desta sexta-feira (13.05) em Cuiabá. Trata-se da 1ª edição da Operação Sonora em uma ação conjunta de vários órgãos de fiscalização no combate a som alto e mesas e cadeiras em logradouro público, proibido por lei.
Os bares fiscalizados e que receberam auto de infração estão localizados na avenida Beira Rio; outro na região da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e nas proximidades do hospital Jardim Cuiabá. Um deles recebeu infração por mesas e cadeiras que estavam no meio da calçada, além do som além do permitido.
O outro bar foi autuado por não possuir projeto de tratamento acústico e poluição sonora. Já o terceiro estabelecimento não possui licenciamento ambiental e recebeu autuação criminal, prevista no artigo 54 da lei 9.605/98, que penalizar quem causa poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
Da operação participaram equipes do Gabinete de Gestão Integrada(GGI/SESP), 1º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, 1º Batalhão de Bombeiros Militar, Juizado Volante Ambiental (Juvam) , Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá (SORP), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). Toda ação teve o apoio do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).