QUALIDADE DE VIDA

Baile da terceira idade retorna com tudo em VG

Após um período longo de suspensão, o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, unidade do bairro Cristo Rei, retomou uma de suas atividades, o baile da terceira idade. O evento foi paralisado no início da pandemia da Covid-19, uma vez que a essa faixa etária está inserida no grupo de risco. Com a imunização de uma parcela considerável da população e com os casos da doença estabilizados, foi possível retomar essa ação, porém os protocolos sanitários ainda estão sendo adotados.

Aos 91 anos, o senhor Francisco Nogueira da Costa, morador da Cohab do Cristo Rei disse que a volta do baile da terceira idade foi aguardada com ansiedade, por ele e por todos que participavam do evento antes da suspensão.

“O baile é um momento de descontração, de encontro com os amigos e uma forma de exercitar o corpo com a dança.  Estamos muito contentes com a retomada desse evento, que já estava fazendo falta em nossas vidas. Não vou poder estar aqui todas as segundas-feiras, mas os dias que vier vou aproveitar cada momento”, comemorou.

Dona Maria Joana de Lurdes, moradora do bairro Hélio Ponce, relatou que adora dançar e que antes da paralisação do evento, em função da pandemia, não faltava a nenhum baile.

“Tivemos que ficar trancados em casa e esse período foi muito ruim, porque o baile de salão para a terceira idade era a nossa diversão. A retomada do baile ainda está sendo com poucas pessoas, mas já estamos aproveitando a festa. Gostaria de pedir ao prefeito Kalil Baracat que não deixe acabar esse baile que faz tão bem para esse público”.

A coordenadora do CRAS Cristo Rei, Lucilene Oriente, explicou que o baile da terceira idade é uma ação continuada e que há muitos anos é realizada na unidade, porém com o surgimento da pandemia da Covid-19 foi suspensa, em função do risco provocado com a aglomeração de pessoas, e especificamente, ao grupo considerado de risco.

 “Muitos idosos participam desse evento, e são pessoas vindas de todas as regiões de Várzea Grande, bem como de Cuiabá.  Todos aguardavam com ansiedade a reabertura desse evento tradicional e que faz a alegria desse grupo especial, que uma vez por semana vem para esta unidade social para uma tarde festiva”, comentou.

A técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Aparecida Sebastiana de Almeida Reveles Galante, que acompanha o grupo da terceira idade, disse que o baile de salão é um momento de confraternização, convívio social e interação entre grupos de diversas regiões. “E a animação desses idosos é de fazer inveja a muita gente jovem”, brincou.

Já a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que é visível que a população mundial está vivendo mais, por isso é necessárias políticas públicas no sentido de atender as demandas dessa parcela da população, seja no atendimento à saúde, na oferta de atividades físicas, no compartilhamento de informações, na melhoria da qualidade de vida.

A gestora reforçou ainda o trabalho que vem sendo realizado no município para esse público em especial. “Temos hoje em Várzea Grande um Centro de Convivência do Idosos que tem sido modelo para outras cidades e que tem desempenhado um importante papel no processo de inclusão dessas pessoas a atividades sociais, além de oficinas para que possam aprimorar conhecimentos em uma determinada área, ou até mesmo descobrir novas atribuições”, pontuou Ana Cristina.

Ao passo que o prefeito Kalil garantiu a manutenção do baile, ressaltou sua alegria em ver que esse reconhecimento vem de pessoas importantes que elogiam o trabalho que vem sendo desenvolvido no local. “A Prefeitura de Várzea Grande tem compromisso com esse público. Afinal, todos nós, se Deus quiser, ficaremos velhos um dia. E as sementes que plantamos hoje serão colhidas no amanhã”, concluiu.

Compartilhe:

Destaques