A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) esclarece que a pesca está permitida nos rios de Mato Grosso após o término do período de defeso da piracema, que findou no dia 31 de janeiro, tanto para a modalidade amadora, profissional artesanal a, e de subsistência.
O áudio que circula nas redes sociais informando que haverá uma nova proibição de pesca imposta pelo Governo de Mato Grosso é falso.
Proibição continua apenas nos rios de divisa
Nos rios de divisa, em que uma margem fica em Mato Grosso e outra margem em outro estado, a proibição à pesca segue o período estabelecido pela União, que começou em novembro e termina em fevereiro de 2021.
Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.
Unidades de Conservação
Nas áreas de unidades de conservação a proibição da pesca é permanente e não fica restrita ao período de Defeso da Piracema. Estes locais de proteção integral possuem uma série de restrições, entre elas as atividades de pesca durante qualquer período do ano.