700 KM

ANTT assina contrato de implantação de duas ferrovias em Mato Grosso

O Ministério da Infraestrutura (Minfra) e a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) assinaram na tarde de ontem (26), cinco autorizações para implantação de ferrovias no Brasil. Duas deles serão em Mato Grosso, contabilizando mais de 700 km de malha ferroviária e um investimento estimado de R$ 11,3 bilhões.

A Rumo S.A. recebeu a autorização para exploração dos trechos, sendo que um deles fica entre Santa Rita do Trivelato e Sinop. Serão 250,7 quilômetros que servirão para o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, graneis líquidos e fertilizantes.

A segunda autorização da empresa será para 498 quilômetros de linhas férreas entre Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira. Esse ramal vai possibilitar o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, granéis líquidos e fertilizantes.

Agora, caberá à empresa requerente conduzir as tratativas para tirar o projeto do papel, assumindo todos os riscos do negócio.

Ferrovia estadual

Em 2021, a Rumo havia assinado um contrato com o Governo do Estado para a construção da primeira ferrovia estadual, que irá interligar Cuiabá a Lucas do Rio Verde e que pretende se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O traçado tem 743 km de extensão e passa por 16 municípios.

A previsão é que os trilhos cheguem a Cuiabá em até 5 anos e em Lucas do Rio Verde nos próximos 8 anos. Atualmente, o início da obra foi paralisada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Compartilhe:

Destaques