Cerca de 70% dos processos da Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia em Mato Grosso (CRO-MT) diz respeito a postagens irregulares nas redes sociais. E desses, um dos erros mais cometidos é a publicação do famoso “antes e depois”.
A presidente do CRO-MT, Wânia Dantas, que esteve neste último final de semana com palestras sobre “Ética e Legislação para Mídias Sociais” em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, explica por que este tipo de postagem não é recomendada à ser feitas por dentistas ou clínicas odontológicas e que pode, sim, levar até a cassação da carteira profissional.
“Evitar esse tipo de publicação é uma forma de proteger o dentista. Pois, quando se publica um ‘antes e depois’ nas redes sociais o profissional está garantindo a entrega daquele resultado. E isso varia muito de caso a caso porque pode acontecer fatores e situações que influenciem no transcurso do tratamento. E caso o resultado do paciente não seja como foi publicado, isso pode incorrer em propaganda enganosa”, explicou Wânia.
A presidente orienta que para esse tipo de publicação basta fazer um simples ajustes de texto. Ao invés, de usar “antes” colocar na descrição “diagnóstico inicial” e trocar o “depois” por “resultado final”. A dirigente explica que na primeira infração, o profissional é notificado e assina um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e por dois anos não pode infringir novamente neste tipo de irregularidade. Caso reincida, recebe multa majorada conforme a infração. “Ainda há penalidades como advertências privadas, advertências públicas, suspensão profissional e até a cassação da carteira”, alerta.
CRO-MT NA ESTRADA – E foi o objetivo de levar orientações aos profissionais do interior que o Conselho deu início nas programações do “CRO-MT na Estrada”, uma forma de aproximar a entidade dos dentistas, em especial, dos que estão mais afastados da grande Cuiabá. Neste último fina de semana, os encontros foram em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Nessa primeira etapa do projeto de interiorização do CRO, o tema é ‘Ética e Legislação para mídias sociais’. A presidente que ministrou palestra sobre o assunto. “Vale ressaltar que em muitos desses casos os erros acontecem por desconhecimento das regras ou falta de orientação. O CRO-MT vem com essa iniciativa, se colocando à disposição para tirar todas as dúvidas e fazer a orientação à categoria, mostrando ser uma gestão muito mais ‘orientativa’ do que punitiva”. explica a presidente.