Magistrado da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá entendeu que as divulgações dos eventos, Peladão, 1º campeonato de futsal do bairro Santa Helena e campeonato de base Venina Botelho, fazem parte do trabalho que o mandato de deputado estadual confere a Botelho e que a propaganda extemporânea não se caracterizou por ausência de pedido de voto ou alusão a candidatura.
Sem conseguir o intento na justiça ainda restou o prejuízo político, pois os times, que não são poucos, repudiaram a atitude de Abílio, colocando em dúvida o incentivo ao esporte amador caso seja eleito.
Fato é que todos os pré-candidatos estão em campanha aberta onde cada qual usa os recursos que possui, e nesse caso, cargo de deputado federal não se compara a presidência da AL, claro que tomando o cuidado para não pedir voto.
Se o campeonato onde o troféu é Cuiabá dependesse desse resultado, Abílio perderia por dois gols contra, mas a judicialização de campanha é jogo que continua até depois da partida encerrada, e conta com mais de um juiz.