O presidente do Desenvolve MT, Jair Marques, admitiu nesta quarta-feira (04.05) durante entrevista à Rádio Jovem Cuiabá – 94,9 FM, que houve um erro de ‘time’ ao lançarem o programa Desenvolve Emergencial – para bares, restaurantes e eventos, que foram setores mais afetados durante à pandemia, devido ao isolamento social.
“A questão de ‘time’ foi o grande erro nosso para ajudar bares e restaurantes e empresas ligadas ao turismo durante a pandemia. O governo na ansiedade de apresentar uma solução para a sociedade, onde a Assembleia Legislativa colocou R$ 10 milhões nesse repasse para a gente ajudar. E nós, Estado, fizemos uma divulgação antes e erramos porque esse processo entre o processo da aprovação e levar o dinheiro para o Banco Central para capitalização é de 45 dias”, declarou Marques durante a entrevista.
Segundo o presidente, na época os problemas no sistema não se deram por conta de burocracia, pois todos que entraram com pedido de ajuda junto ao MT Desenvolve foram atendidos. “E ai no outro dia todo mundo entrou com pedido e vem a história da burocracia. Não é burocracia, tanto que a gente atendeu todo mundo. O grande problema é foi lançar um produto que ainda não estava pronto”.
O presidente lembrou que há época devido a grande procura o Serasa chegou a bloquear o acesso do Desenvolve MT a consulta de nome limpo. “Em dois dias realizamos 2.300 consultas e entenderam que era hacker. A gente fazia de 40 a 50 operações por dia e estavam bloqueado o acesso nosso por causa dessa demanda absurda. Outros problemas foram a capacidade de pagamento, o cidadão está negativo e a questão da garantia”, finalizou.