Em entrevista a Rádio Jovem Pan Cuiabá na quarta-feira (8), data que comemora o dia internacional da mulher, a única deputada na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Janaína Riva, falou sobre os desafios que o sexo feminino ainda enfrenta.
“É difícil porque a politica não é uma meritocracia, infelizmente nós temos muitas mulheres capazes, que deveriam representar, ser voz de outras mulheres que não tem condição para isso. Ainda falta a mulher oportunidade”, enfatizou.
Segundo a deputada, o ambiente político ainda é muito masculino, desde os comandos dos partidos, que são definidos por homens, até a divisão do bolo do fundo partidário. “Eles cumprem os 30%, mas tal qual o seu bel prazer, muitas vezes esse recurso que deveria ser subsidiado é dividido como eles querem”.
A parlamentar ressaltou a dificuldade que ainda é na disputada da mesa diretora, e contou que para superar isso buscou uma relação forte com o partido, no qual é vice-presidente e prevê ocupar a vaga de líder que será deixada pelo cacique Carlos Bezerra
“No começo era mais difícil, lembro que no meu primeiro mandato nada meu era aprovado, ai fui aprendendo a conviver com os deputados e eles comigo. Eu brinco com eles que sou a mais bonita da assembleia, porque só tem eu e eles entram na brincadeira”, comentou de forma humorada.