DIZ PESQUISA

50% dos brasileiros comprometidos acreditam que traição é o principal motivo de separações

Quem acompanhou as redes sociais percebeu que não está fácil para as celebridades em relacionamentos amorosos. Foram mais de três separações anunciadas em um espaço de dias. Mas, e os brasileiros em geral? Como estão se relacionando? E as pessoas solteiras, o que buscam em um parceiro? É o que a Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo – apresenta em estudo inédito realizado com mais de 1359 brasileiros, com idades entre 26 e 55 anos.

Logo de início, o estudo mostra um dado interessante: 60% da população está em algum relacionamento versus 39% dos entrevistados, que estão solteiros. Sendo que dentre os 60% comprometidos: 40% estão casados, 15% estão em união estável e 5% estão namorando ou noivos. Dos 39% solteiros, 9% são divorciados e 3% viúvos.

Respeito
70% das pessoas comprometidas afirmam que suas relações são baseadas em respeito. Paixão também é importante para 55% e cumplicidade para 54%, sendo esses três sentimentos, top 3 para o sucesso do casal.

A destruição do relacionamento vem com….
Se para cada 7 em 10 brasileiros em relações o respeito é fator principal, certamente o desrespeito foi elencado como aspecto principal de destruição de um casal (91%). Na esteira dos sentimentos ruins foram mencionados desconfiança (62%) e humilhação (59%) como destrutivos para um relacionamento.

Top 5 das causas das separações

Para os comprometidos:
Traição – 50%
Falta de diálogo – 49%
Falta de comprometimento do parceiro – 46%
Violência doméstica – 37%
Stress – 29%

Para os solteiros:
Traição – 45%
Falta de diálogo – 45%
Falta de comprometimento do parceiro – 46%
Violência doméstica – 29%
Stress – 25%

Top 5 do por que as pessoas “juntam as escovas de dentes”

Para quem está em relacionamento:
Construir uma família com os valores que acredita- 60%
planejar uma vida a dois – 57%
fortalecer compromisso – 27%
se unir perante a Deus – 19%
manter os valores da família – 18%

Para quem está solteiro:
Construir uma família com os valores que acredita- 45%
planejar uma vida a dois – 47%
fortalecer compromisso – 22%
se unir perante a Deus – 12%
manter os valores da família – 11%

O segredo da longevidade das relações
É comum ouvir que a rotina acaba com relacionamentos. Mas isso depende de qual é a rotina. Para pessoas comprometidas, o que faz a receita da rotina para uma relação duradoura é: cumplicidade (66%); as conversas (58%); apoio de Deus (35%); nunca dormir brigados (33%) e sexo para apenas15%. Isso mostra que a importância que os casais têm dado para a cama não é tão grande quanto um bom diálogo.

Sexo e monogamia
Ainda falando em sexo, 63% dos comprometidos são a favor de ter relações antes do casamento. 70% dos solteiros também são a favor. Quando o assunto é relacionamento aberto, apenas 1% das pessoas comprometidas têm ou teriam relacionamento aberto. 35% são contra e acham ruim. 16% são tão contra que gostariam que o formato fosse proibido. 16% são a favor caso os envolvidos estejam de acordo. 24% não se envolvem nesse tema.

Entre os solteiros, 0% teriam um relacionamento aberto, 36% são contra e acham ruim e 11% acham até que deveria ser proibido. 21% são a favor, desde que em comum acordo e 22%, não engajam no tema.

Metodologia

A pesquisa “Relacionamentos” foi desenvolvida pela Hibou, de 12 a 16 de Setembro de 2022, por painel digital. Participaram 1359 brasileiros casados e solteiros de todo o Brasil. O estudo tem 95% de significância com 2,66% de margem de erro.

Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

 

Compartilhe:

Destaques