Todas as aranhas são peçonhentas. Porém, na maioria delas, o veneno é inofensivo para os humanos, ou faz bem pouco mal.
Mas não é segredo que elas também podem ser bastante perigosas. Aranhas com venenos nocivos ao ser humano podem causar diversos problemas de saúde temporários ou duradouros, e podem inclusive levar à morte.
Saber identificar e evitar aranhas é essencial, e por isso, conhecê-las também. Entender as características e perigos das aranhas mais comuns no Brasil é fundamental para a convivência segura.
Aranha Armadeira (Phoneutria spp.)
- Descrição : A aranha armadeira é uma das mais temidas no Brasil devido ao seu veneno potente e comportamento agressivo. A principal característica dela é erguer-se nas patas traseiras antes de atacar. Mede entre sete e 15 centímetros.
- Distribuição : Encontrada em diversas regiões do país, especialmente na Amazônia e em áreas urbanas. Gosta de lugares secos e, como não faz teias, protegidos. É principalmente encontrada em bananeiras, dentro de sapatos, e entre cobertores e cortinas.
- Perigos e sintomas: Seu veneno pode causar intensa dor, além de sintomas como vômitos, taquicardia e até paralisia temporária e morte em casos graves.
Viúva-negra (Latrodectus spp.)
- Descrição : Reconhecida pelo corpo negro brilhante com marcações vermelhas no abdômen. O desenho parece uma ampulheta.
- Distribuição: Presente em todo o Brasil, especialmente em locais escuros e úmidos.
- Perigos e sintomas: Seu veneno neurotóxico pode causar dor intensa, espasmos musculares e em casos raros, complicações mais severas.
Aranha-marrom (Loxosceles spp.)
- Descrição : Conhecida por sua coloração marrom e hábitos noturnos. Existem mais de seis espécies de aranha marrom. No geral, elas são pequenas (cerca de três centímetros) e bastante difíceis de identificar. A ideia é ficar longe de qualquer aranha com essas características.
- Distribuição: Encontrada em áreas urbanas e rurais, escondendo-se em lugares como sapatos e roupas. É a aranha mais comum do Brasil, e a mais propensa a causar acidentes por viver em ambientes urbanos.
- Perigos e sintomas : Seu veneno pode causar necrose na área da picada, além de sintomas sistêmicos como febre e mal-estar.
FONTE: Jovem Pan.