O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, em outubro, algumas regiões do Brasil voltarão a ter chuvas regulares, enquanto outras continuarão secas. O último dia de setembro será quente, especialmente nas capitais do Sudeste e do Sul. No Norte e no Nordeste, chuvas isoladas são esperadas em cidades como Aracaju, Belém, Boa Vista, Cuiabá, Macapá, Maceió, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador e São Luís.
Cuiabá terá a segunda-feira de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Com máxima de 41°C e mínima de 27°C, com apenas 13% de chance de chuva
Em São Paulo, não há previsão de chuva até quarta-feira (2). Nesta segunda, a temperatura máxima é de 27ºC e a mínima de 16ºC, com céu nublado. Na terça (1), a máxima chega a 31ºC e a mínima a 17ºC, com ventos moderados.
No Rio de Janeiro, a temperatura máxima nesta segunda-feira (30) será de 26ºC e a mínima de 20ºC. O dia terá muitas nuvens e ventos fracos, mas sem chuva. Na terça, a máxima sobe para 29ºC. Chuva isolada deve ocorrer apenas na quinta-feira.
Brasília terá temperaturas entre 31ºC e 19ºC nesta segunda, com céu limpo. O cenário deve se manter ao longo da semana, com névoa seca a partir de terça-feira.
Belo Horizonte terá temperaturas de 33ºC a 20ºC nesta segunda. O céu ficará com poucas nuvens e pode haver rajadas de vento. A névoa seca também deve afetar a cidade na terça, com máxima de 32ºC e mínima de 20ºC. Não há previsão de chuva nos próximos dias.
Como será o tempo em outubro?
As chuvas devem retornar gradualmente ao Brasil durante o mês, com previsões de precipitações acima da média no Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e partes do Rio de Janeiro e Minas Gerais. As chuvas devem começar a avançar para o Centro-Oeste na segunda quinzena do mês.