VG prorroga campanha de multivacinação e poliomielite

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande prorrogou até o dia 30 de novembro a campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que chegou apenas a 36% contra a “pólio”. Várzea Grande pretende chegar à meta nacional e vacinar 95% das crianças de um a menores de 5 anos contra a poliomielite.

A adesão à campanha de multivacinação também precisa aumentar, assegura a coordenadora de Vigilância em Saúde Relva Cristina . “A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no nosso território”, alertou ela.

No total, são oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Fonte: Assessoria