A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, na manhã desta quarta-feira (19), três homens investigados por violência doméstica durante a Operação Tereza de Benguela. A ação também cumpriu seis mandados de busca e apreensão em bairros de Cuiabá e no distrito de Nossa Senhora da Guia. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar da capital.
A operação teve como objetivo retirar de circulação agressores que descumpriram medidas protetivas ou cometeram ameaças e agressões contra suas companheiras. Ao todo, oito alvos foram localizados.
Deflagrada no início da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, a ação integra o calendário de mobilização internacional que reúne instituições públicas e sociedade civil no enfrentamento a diferentes formas de violência: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.
Segundo a Polícia Civil, durante o período da campanha, ações repressivas, preventivas e educativas serão intensificadas com foco no fortalecimento da proteção das vítimas e responsabilização dos agressores.
O nome da operação é uma homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII que comandou o Quilombo do Quariterê, no atual território de Mato Grosso, e se tornou símbolo de resistência, coragem e liderança da população negra e indígena.

