A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) ampliou para três os modelos de operações de segurança no trânsito realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, com foco na redução de acidentes e mortes.
Além das tradicionais operações Lei Seca, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) implantou duas novas ações voltadas a motociclistas: a Operação Tolerância Zero Motos, direcionada ao combate de infrações graves e crimes, e a Lei Seca Motos, focada na fiscalização do consumo de álcool por condutores de motocicletas.
As operações foram implementadas no ano passado e seguem no cronograma da Secretaria em 2026. Segundo a coordenadora do GGI, tenente-coronel PM Monalisa Furlan, as mudanças ocorreram após a redução expressiva das infrações e mortes relacionadas à embriaguez ao volante, além da mudança no comportamento dos condutores.
Estudo de impacto das ações aponta que, entre 2021 e 2024, houve redução de 46% nas infrações por embriaguez e de 51% nas prisões, mesmo com aumento no número de operações e testes realizados.
Apesar dos avanços, o crescimento de acidentes fatais envolvendo motociclistas motivou a criação das novas operações. Em 2025, foram realizadas 156 operações em Cuiabá e Várzea Grande, com mais de 24 mil veículos fiscalizados, 11.676 autos de infração emitidos e 1.085 prisões efetuadas.

