A Secretaria de Ordem Pública deflagrou, na quarta-feira (26), a sexta fase da Operação Ordem Sonora, destinada a coibir a poluição sonora e a comercialização de produtos inadequados para o consumo. Desta vez, três distribuidoras localizadas no bairro Parque Cuiabá foram inspecionadas por fiscais da Ordem Pública, Procon, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Foram confiscados 170 pacotes de bala sabor menta, dos quais a maior parte estava vencida desde abril de 2023. Também foram apreendidas, por vencimento de data, mais de 60 latas de cerveja, incluindo comum e duplo malte, água tônica, chá-mate, batatas chips, garrafas plásticas de sucos fermentados e suco em pó.
No transcorrer da operação, agentes de fiscalização da Ordem Pública que atuam no Procon apreenderam outros produtos com data vencida, incluindo pacotes de cigarros, água de coco e outros proibidos de comercialização pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no caso de cigarros eletrônicos e acessórios.
Os proprietários dos estabelecimentos comerciais foram notificados a proceder com as devidas correções, cabendo a cada um, no prazo de 30 dias, solicitar aos órgãos competentes alvará sanitário e alvará do Corpo de Bombeiros.
Ordem social
A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, declarou que a fiscalização dos comércios visa à garantia das normas legais e a preservação dos interesses coletivos.
“Esses estabelecimentos comerciais deverão se atentar às normas sanitárias e de segurança para não colocar em risco a saúde pública, conforme identificamos”.