A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (24), a Operação Short Code, para combater crimes cibernéticos e campanhas difamatórias contra a atual diretoria da Unimed, em Cuiabá. O alvo da operação é o publicitário Maurício Coelho, que criou um site chamado Instituto Brasil Cooperado, utilizando-se do mesmo modus operandi de disseminação de conteúdos caluniosos.
Na operação, são cumpridas ordens judiciais contra uma rede de desinformação ligada à antiga gestão de cooperativa de saúde, em endereços nos Estados de Mato Grosso e Goiás. Entre os crimes investigados, estão associação criminosa, injúria, difamação e calúnia, sendo os três últimos na forma qualificada. Com base nas investigações, foram expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá, mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, com autorização para acesso a dispositivos eletrônicos e afastamento de sigilo de dados telemáticos. Os alvos incluem residências em Cuiabá e Aparecida de Goiânia (GO).
As publicações tinham como objetivo destruir a imagem da nova diretoria, que assumiu a cooperativa após uma auditoria identificar um rombo de R$ 400 milhões nas contas do exercício do ano de 2022.
” Os ataques começaram após a descoberta e divulgação de um prejuízo contábil de R$ 400 milhões no balanço contábil do ano de 2022, deixado pela gestão passada. Os ataques difamatórios ocorreram inicialmente por envio de mensagens apócrifas via WhatsApp e, posteriormente, passou a ser conduzido publicamente pelo ex-marqueteiro da gestão de Rubens de Oliveira, o publicitário Maurício Coelho, que criou um site chamado Instituto Brasil Cooperado, utilizando-se do mesmo modus operandi de disseminação de conteúdos caluniosos. A cooperativa reforça que desde o início colabora ativamente com as autoridades e acompanha de perto as investigações, que resultaram, nesta terça-feira (24/06), na deflagração da Operação Short Code pela Polícia Civil de Mato Grosso.”, diz trecho da nota da Unimed.
As investigações revelaram que os disparos de SMS partiram de empresas de marketing digital sediadas fora do estado, mas vinculadas a pessoas com ligação direta à antiga gestão do plano de saúde em Mato Grosso. Os alvos foram vinculados ao uso de linhas telefônicas e serviços de envio de mensagens por meio das plataformas Infobip, MaxxMobi, Ótima Technology e MEX10 Digital, inclusive na empresa apontada como financiadora dos disparos, cujo pagamento foi rastreado até os envolvidos.
O conteúdo das mensagens era divulgado sob o pseudônimo “Edmond Dantès” — personagem da literatura que simboliza vingança —, e o site foi hospedado fora do Brasil, dificultando a responsabilização direta. A ação contou com o apoio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) do Estado de Goiás e da Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado da Polícia Civil, que fez a interlocução com o Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital.