A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizará cerimônias para apresentar à sociedade os 26 novos Auditores Fiscais do Trabalho que irão atuar no estado.
A primeira apresentação ocorre nesta quinta-feira (5), às 9h, na sede da SRTE-MT, no bairro do Porto, em Cuiabá. Outras cerimônias estão previstas para o dia 10, em Rondonópolis, e no dia 12, em Sinop.
Os novos servidores tomaram posse em dezembro e ampliaram em mais de 50% o efetivo da SRTE-MT, que antes contava com 21 auditores. Do total, 14 atuarão em Cuiabá, seis em Rondonópolis e seis em Sinop.
Em Mato Grosso, a atuação dos auditores tem como foco o combate ao trabalho análogo à escravidão. Em 2025, 627 trabalhadores foram resgatados dessa condição. Também houve a formalização de 716 trabalhadores encontrados em situação irregular e o pagamento de mais de R$ 3,5 milhões em verbas rescisórias.
Em todo o país, 829 novos auditores fiscais tomaram posse em dezembro de 2025, elevando o efetivo nacional para cerca de 2.700 profissionais, número que ainda está abaixo do ideal apontado por organismos internacionais.

