DEZEMBRO VERMELHO

MT tem queda significativa nos casos de HIV e Aids, em 2024

Foi registrado uma queda de 69% em casos de HIV e de 84% nos casos de Aids, no Mato Grosso em 2024, apontam os dados do Sistema de Informações e Agravos de Notificações (SINAN) e divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

O HIV é o vírus causador da Aids caso uma pessoa diagnosticada com a doença não busque o tratamento que é totalmente gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, foram registrados 1.165 novos casos de HIV contra 811 casos de janeiro a outubro deste ano. Em relação à Aids, foram notificados 2.008 casos em 2023 e 316 casos da doença no período de janeiro a outubro deste ano.

Neste domingo (1°) foi o Dia Mundial de Luta contra o HIV e a Aids, dando início a campanha ” Dezembro Vermelho”, tendo o objetivo de sensibilizar e desmistificar informações sobre o vírus para a população e incentivar as pessoas que vivem com o vírus a buscarem tratamento.

Segundo a SES-MT, o Centro de Referência em Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), realizou 2.388 consultas a pacientes com HIV e Aids e liberou 6.354 medicamentos para tratamento no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024.

Para fazer a testagem para o HIV, vá a uma UBS e solicite o exame. O resultado é fornecido rapidamente, em torno de 30 minutos.

Compartilhe:

Destaques