CLIMATE TALKS

“MT avançou na proteção das florestas e na produção sustentável”, afirma representante da Embaixada da Alemanha no Brasil

O adido de Assuntos Ambientais e Climáticos da Embaixada da Alemanha no Brasil, Timon Lepold, afirmou que Mato Grosso avançou na proteção das florestas, demonstrando que é possível produzir e preservar o meio ambiente. Organizado pela Embaixada da Alemanha, com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Climate Talks promoveu discussões sobre os desafios da produção de alimentos com mais sustentabilidade, nesta terça-feira (8) no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Representantes de vários segmentos participaram dos debates.

“Mato Grosso é um exemplo importante no contexto brasileiro e internacional. O que precisamos é mostrar que podemos produzir alimentos e outros produtos e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e os ecossistemas”, afirmou após o encerramento do evento Climate Talks.

Segundo a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, o órgão ambiental tem desenvolvido várias ações com o objetivo de instruir o produtor a cumprir a legislação ambiental.

“Mato Grosso tem muitos produtores que são responsáveis, que trabalham a produção aliada a questões econômicas, ambientais e sociais. Nosso estado tem mais de 60% da área preservada e a produção vem crescendo consideravelmente, o que prova que estamos no caminho certo”, afirmou.

Proprietário de áreas fragmentadas na região da Serra da Petrovina, no município de Pedra Preta, o produtor Fabrício Azevedo destacou que, atualmente, o foco não se restringe à produção, mas ao sistema como um todo.

“Começamos a olhar o solo de forma mais ampla, não somente para a plantação. Temos fechado parcerias com instituições de pesquisa para a realização de estudos para entendermos as necessidades de cada área”, afirmou.

Segundo a secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia, Linacis Roberta Pinho da Silva Vogel Lisboa, Mato Grosso desenvolve várias ações que demonstram o compromisso com a produção sustentável. Entre os exemplos, ela citou as práticas de plantio direto, recuperação de pastagem, utilização de bioinsumos, produção de biocombustível, entre outros.

“Mato Grosso já está em um caminho concreto de produção sustentável. Cerca de 30% da produção de grãos do Brasil é de Mato Grosso, com 60% do nosso território preservado”, observou.

A série de eventos regionais e temáticos denominada “Climate Talks 2025 – Diálogo Climático Brasil-Alemanha, Perspectivas para a COP30” tem como objetivo fomentar uma melhor compreensão dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e das soluções que a economia circular e experiências locais podem trazer à agenda climática.

Compartilhe:

Destaques