Um incêndio de grandes proporções destruiu um supermercado no município de Nova Monte Verde, na manhã desta terça-feira (19). O fogo, que começou próximo a um equipamento de energia solar, foi intensificado pela presença de fogos de artifício e munições estocadas no local. A cidade está fazendo 40 anos nesta terça-feira.
O combate às chamas começou com uma equipe da Brigada Municipal Mista, que já estava na região para atuar no combate a incêndios florestais. Os brigadistas avistaram uma densa coluna de fumaça e se deslocaram imediatamente para o local, iniciando os primeiros procedimentos de contenção com o auxílio de um caminhão-pipa.
Para reforçar o trabalho, foram acionadas duas viaturas da 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (7ª CIBM). De acordo com as informações iniciais apuradas pelos bombeiros, a origem do incêndio está relacionada a uma caixa de transmissão de energia conectada a painéis solares.
A propagação das chamas foi extremamente rápida e violenta. Isso porque o estabelecimento comercial estocava, em seu interior, fogos de artifício e munições de diversos calibres. Os produtos, altamente inflamáveis, funcionaram como combustível para o fogo, dificultando o combate e ampliando os danos.
A atuação conjunta e eficiente das equipes no terreno impediu uma tragédia de maiores dimensões. O incêndio foi declarado controlado antes de completadas duas horas de trabalho. Mesmo após a extinção das chamas, os militares permaneciam no local realizando o monitoramento e os trabalhos de rescaldo, uma operação meticulosa para eliminar completamente qualquer foco de calor remanescente e evitar que o fogo se reinicie.