Marcelo Nascimento, conhecido nacionalmente como “Marcelo VIPs” e considerado por muitos como o maior estelionatário da história do Brasil, morreu aos 49 anos, em Joinville (SC), na terça-feira, 9. A causa da morte foi cirrose hepática, doença crónica que provoca danos progressivos no fígado e compromete o seu funcionamento.
Embora morasse em Curitiba, Marcelo encontrava-se em Joinville a trabalho. O sepultamento está marcado para esta quarta-feira, 10, em São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.
Natural de Maringá (PR), Marcelo tornou-se amplamente conhecido após protagonizar o documentário “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso” (2010). No ano seguinte, a sua vida inspirou o filme de ficção VIPs, com Wagner Moura no papel principal.
Entre os inúmeros golpes e identidades inventadas que o tornaram célebre, um dos episódios mais marcantes foi quando tentou se fazer passar por dono da companhia aérea Gol, enganando empresários e veículos de comunicação.
Ao longo de sua trajetória criminosa, Marcelo foi detido diversas vezes. Uma das prisões mais repercutidas ocorreu em 2018, no Mato Grosso, quando foi alvo de uma operação que investigava o uso de atestados falsos por ex-presidiários para obter progressão de regime

